30
set
Publicado por às 23:56hs

FIFA sempre com um jogo cheio de detalhes, ótimo motor gráfico (engine), animações bem trabalhadas, física boa, gráficos bonitos, faces nem sempre fieis ao jogadores e a jogabilidade forçando poucos estilos de jogos. E o PES com jogabilidade incrível, melhores possibilidades de jogadas, melhor distribuição de comandos no controle, gráficos não tão detalhados, mas com faces fieis aos jogadores conhecidos. Basicamente, o PES tem mais haver com o meu jeito de jogar, mas tenho tentado jogar o FIFA para poder opinar, e reconheço as qualidades do jogo, que são muitas, mas não gosto de como a EA simula o futebol, pois jogo futebol, e vejo o PES de uma forma mais real ao que assisto e ao que jogo. Mas o assunto é FIFA 2014 vs PES 2014, então a equipe do site Softonic fez um artigo comparando os dois, e eu gostei muito da análise. Veja o texto completo do artigo logo abaixo:

fifa_vs_pes

Setembro é o mês dos simuladores de futebol. Com poucos dias dias de diferença, chegam o PES 2014 e o FIFA 14. Então, agora é um bom momento analisar as características de cada um e decidir qual compraremos este ano.

FIFA ou PES, qual é o melhor? Há alguns anos, o simulador da Konami conseguiu desbancar o da EA, mas o FIFA voltou com todo seu esplendor e colocou o PES em um segundo plano… Só que isso faz tempo, porque parece que agora ambas as desenvolvedoras vieram com tudo e suas edições de 2014 estão muito, mas muito potentes.

Hoje, vamos analisar ambos os jogos desde diferentes perspectivas para que você tenha mais informações e, finalmente, possa decidir qual jogo de futebol vale mais à pena.

Quem vai golear quem nesse mano a mano? Que comece a disputa!

Velhos e novos motores gráficos

Muito foi dito sobre o Ignite, o novo motor gráfico da Electronic Arts para os seus jogos esportivos. O certo é que o grau de realismo que eles conseguiram é bestial, e isso inclui o FIFA 14. Pude vê-lo em primeira mão na Gamescom e garanto que nunca tinha visto jogadores tão parecidos aos reais e umas animações bem completas. O grande problema? O Ignite é um motor next-gen que não veremos no PS3, Xbox 360 e PC, versões do jogo que a maioria vai comprar.

Isso não significa que o motor da FIFA 14 para a geração atual não seja bom, mas claro… a mudança é bem menor. Verdade seja dita: a Electronic Arts já fez um grande trabalho no ano passado e você não vai notar melhoras significativas no aspecto visual desse ano.

Com o PES 2014 acontece justamente o contrário. Vistos os resultados dos anos anteriores, que mostravam um jogo tecnicamente obsoleto se comparado ao seu rival, ao ver o PES 2014 você percebe um grande salto gráfico que cai como uma luva ao simulador.

O novo motor da franquia, Fluidity, melhorou os jogadores e os estádios consideravelmente e mesmo que ele não seja next-gen poderia se passar como tal. Então, caso você não compre um console novo, é provável que você note mais mudanças no PES 2014.

Isso faz com que seja… Gol para PES 2014! [FIFA 14] 0 – 1 [PES 2014]

Questão de física

O aspecto gráfico é importante, mas a física é ainda um dos pontos que mais preocupa um fã hardcore dos simuladores esportivos. Nesse sentido, tanto a EA como a Konami trabalharam muito para melhorá-la nos seus jogos deste ano, e foi algo que notamos em nossas partidas preliminares em ambos os títulos.

Tanto o FIFA 14 como o PES 2014 melhoraram significantemente a física da bola. No FIFA 14, o movimento é muito mais real agora, porque ele se baseia no desenho das bolas de hoje em dia, que são um pouco diferente às de uns anos atrás. Além disso, com o sistema Pure Shot você poderá ajustar milimetricamente a trajetória da pelota quando chutar.

O PES 2014 não fica para trás, e a sua física também foi melhorada com uma bola menos “pesada”. Os efeitos estranhos desapareceram, assim como a sensação de que a bola não está tão grudada ao jogador, coisa que também melhorou no FIFA 14.

Em ambos os casos as animações dos jogadores também foram melhoradas. Os movimentos bruscos deram passagem a mais animações de transição, a mais harmonia em cada passo e no giro dos jogadores.

Por outro lado, notamos diferenças no motor de impactos. O do FIFA 14 está mais polido, se é que podemos falar assim, enquanto que o do PES 2014 padece das falhas do Impact Engine do FIFA 12: quedas muito espetaculares só que pouco realistas… Nesse quesito, o FIFA 14 segue ganhando.

Atenção com o FIFA 14… Foi GOL! [FIFA 14] 1 – 1 [PES 2014]

Tome o controle

Ano após ano, ambos os simuladores vêm fazendo pequenas mudanças com o objetivo de melhorar o controle e tornar as partidas cada vez mais confortáveis sem sacrificar possibilidades. Qual é a novidade este ano?

De um lado, o PES 2014 faz com que seus jogadores se movam com mais desenvoltura pelo campo com seu controle preciso dos gatilhos. Além do mais, cobrar escanteios e faltas é muito mais certeiro que antes.

Por outro, o FIFA 14 desenvolveu técnicas muito acertadas, como o protect the ball, que permite um controle extra da bola muito adequado em momentos críticos. Mas… eles não consertaram as falhas que os fãs levam muito tempo reclamando: a cobrança de pênaltis continua sendo injusta às vezes.

Essa jogada foi muito equilibrada e a partida continua empatada! [FIFA 14] 1 – 1 [PES 2014]

Melhorando a estratégia

O PES sempre foi muito cuidadoso com as táticas, e esse aspecto foi melhorado ainda mais, se é que é possível. Mover os jogadores e realizar diferentes táticas é feito de maneira bastante fácil graças ao editor tático reformulado. Além disso, o jogo conta com a novidade do indicador de estratégia, um novo menu que divide o campo em regiões para que você possa pedir ações concretas de jogadores.

Ao contrário do que vimos até agora no FIFA 14, quase não há novidades no terreno tático. O certo é que já tem alguns anos que ele está muito parecido às versões anteriores e, mesmo que não tenhamos queixas, gostaríamos de ver um pouco mais de inovação.

Parece que o PES 2014 se adiantou e… foi gol! [FIFA 14] 1 – 2 [PES 2014]

Jogando por todo o campo

Se o FIFA 14 se destaca no quesito jogabilidade, isso é devido a um claro enfoque do jogo no meio de campo. Agora, mais do que nunca, os jogadores controlados pela inteligência artificial apostarão pelo jogo de toque e haverá uma batalha intensa pelo controle da bola, no estilo do futebol que o Barça pratica.

Por outro lado, o PES já contava com jogo de meio de campo, mas sofria nas aberturas laterais. Felizmente, o PES 2014 abre o jogo nas laterais… Só que com esse novo enfoque pode ser que o tempo de jogo fique um pouquinho mais lento. Isso não é necessariamente ruim, o futebol de verdade não é tão rápido.

Outro ataque sem gols, o empate continua! Será que o PES 2014 ganhará essa disputada partida ? [FIFA 14] 1 – 2 [PES 2014]

Valor agregado

O FIFA 14 nos surpreendeu com a boa notícia de que seu popular modo Ultimate Team contará com algumas das maiores lendas da história do futebol. Esse modo por si só já representa um tiro certo da EA, mas o fato de incluir jogadores míticos será o golpe de misericórdia para todos aqueles fanáticos de certa idade. Tudo bem, ainda é exclusivo para os consoles Xbox da Microsoft, mas quem garante que ele não dará o salto a outras plataformas no futuro?

No entanto, o PES 2014 não apenas não surpreendeu em nenhuma de suas modalidades exclusivas, como também nos decepcionou com a notícia de que alguns estádios míticos não estariam presentes no game… e nem sequer a chuva! Bom, a Konami segue conservando a licença exclusiva da Champions League europeia, o que não é pouco…

Acho que o FIFA 14 deu uma fita excelente no PES 2014… e é GOL! O jogo está empatado novamente! [FIFA 14] 2 – 2 [PES 2014]

E o juiz apita o final da partida!

Uma decisão difícil

É possível ver que, enquanto em alguns quesitos o FIFA 14 e o PES 2014 melhoraram de maneira igual, em outros um ganha do outro… Por isso, achamos que o empate dessa partida curiosa é justo.

Então, depois dessa comparação fica por sua conta o trabalho de dizer quais aspectos são mais relevantes para tomar uma decisão de compra.

Qual jogo você vai comprar: FIFA 14 ou PES 2014?

Fonte: Softonic

Deixe um comentário






© Copyrigth 2013 - TechGames.com.br
Tema desenvolvido pela Navetech Soluções Web | Powered by WordPress